Prefeitura anunciou nesta terça-feira que já recebeu materiais escolares para atender 34 mil estudantes

O prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), anunciou nesta terça-feira (28) que, pela primeira vez na história, os alunos da Rede Municipal de Ensino vão receber kits de materiais escolares já no primeiro dia de aula.
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, anunciou que, pela primeira vez, alunos da Rede Municipal de Ensino receberão kits escolares no primeiro dia de aula. A entrega antecipada, prevista para o início do ano letivo em 10 de fevereiro, foi possível graças a uma força-tarefa na Secretaria de Educação. Cada kit contém itens essenciais como cadernos e lápis. A prefeitura também cancelou uma licitação de uniformes por irregularidades, mas garantiu que uma nova está em andamento. A medida visa um início de ano mais organizado para os 34 mil alunos matriculados.
Iniciada na gestão de Murilo Zauith (2011-2016), a distribuição dos materiais sempre era feita depois do início das aulas. Teve ano em que os estudantes receberam cadernos, lápis e canetas quase no fim do primeiro semestre.
O ano letivo começa no dia 10 em 46 escolas municipais e 39 Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal). São pelo menos 34 mil alunos matriculados nas quatro fases da educação sob responsabilidade da prefeitura: infantil (Ceims), pré-escola (I e II), fundamental I (de 1º ao 4º ano) e fundamental II (de 5º ao 9º).
Segundo a prefeitura, a antecipação da entrega será possível graças a uma força-tarefa montada na Secretaria de Educação. “Determinei esforço concentrado por entender que não faria sentido as crianças e adolescentes iniciarem o ano letivo sem material escolar e, pior, com a entrega ocorrendo somente semanas e até meses depois”, disse o prefeito.
Cada kit contém entre 11 e 15 itens essenciais, como cadernos, lápis, régua, canetinhas, tinta guache, lápis de cor, massa de modelar, borracha, tesoura sem ponta e folhas de papel sulfite. Alunos da educação infantil e da pré-escola também receberão mochilas.
Conforme o secretário de Educação, José Tardivo, em anos anteriores os kits escolares eram entregues somente após o Carnaval, o que gerava transtornos para famílias e escolas. “Estamos correndo contra o tempo e unindo esforços para que nossas crianças iniciem as aulas com satisfação. Garante início de ano mais organizado e motivador”, disse o secretário.
Uniformes – Nesta semana, a prefeitura cancelou a licitação aberta na administração anterior para compra de uniformes dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Segundo a assessoria de Marçal Filho, a decisão foi tomada após constatação de “vícios” no processo, que causariam prejuízos à administração pública e violavam a Lei de Licitações.
“A gestão anterior cometeu falhas graves que comprometeram a transparência e a legalidade do processo. Por isso, decidimos anular a licitação. No entanto, a boa notícia é que nova licitação já está em andamento e a entrega dos uniformes ocorrerá dentro do cronograma previsto”, explicou o prefeito.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

