Paulo Rogério Shirata também era muambeiro, mas mudou de ramo e passou a assaltar contrabandistas
Ex-muambeiro é preso em Dourados (MS) após assaltar antigos companheiros de contrabando. Paulo Rogério Scherer Souza Shirata, de 39 anos, utilizava dispositivo artesanal com pregos para furar pneus de veículos e roubar cargas ilegais na região de fronteira. Na última ação, o criminoso e seus comparsas roubaram perfumes importados e outros produtos avaliados em R$ 13 mil. Na residência do suspeito, a polícia encontrou armas, rádio transmissor e a mercadoria roubada. Os demais integrantes do grupo já foram identificados e estão sendo procurados.
Um ex-muambeiro, que mudou de ramo e passou a assaltar seus antigos companheiros de crime para roubar as cargas, foi preso em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Paulo Rogério Scherer Souza Shirata, de 39 anos, agia com outros comparsas, que estão sendo procurados pela polícia.
Ele foi preso por policiais do SIG (Setor de Investigações Gerais) e da Defron (Delegacia de Fronteira), ambos da Polícia Civil, em uma casa na Rua Noka Dauzaker, no Jardim Água Boa, região sul da cidade.
Segundo policiais que atuam na repressão ao crime organizado na fronteira, Paulo Scherer Shirata foi flagrado por diversas vezes transportando materiais de contrabando e descaminho trazidos do Paraguai.
Tempos depois, abandonou a carreira de muambeiro, se juntou a outros bandidos e passou a roubar cargas de produtos ilícitos. “Ele atuou por muito tempo nesse ramo, conhece as rotas, sabe como o esquema funciona, achou mais fácil roubar do que transportar”, afirmou ao Campo Grande News um policial da região.
Paulo Scherer Shirata foi preso no final da tarde de ontem, horas após assaltar muambeiros que seguiam pelo Travessão do Castelo, uma estrada de terra que liga o prolongamento da Avenida Marcelino Pires ao anel viário.
Usando um dispositivo artesanal conhecido como “cama de Faquir”, o bando furou os pneus de um dos veículos, obrigando o motorista a diminuir a velocidade. O dispositivo com pinos de aço é usado por forças policiais para deter motoristas em fuga, mas os bandidos utilizavam um modelo artesanal, feito com um pedaço de pneu de caminhão e pregos (veja o vídeo acima).
Quando o carro parou, os assaltantes se aproximaram armados, atiraram na direção do muambeiro e roubaram a carga de perfumes importados e outros produtos, avaliados em R$ 13 mil. Os materiais, um rádio transmissor, uma pistola 9 mm e uma espingarda de pressão foram encontrados na casa de Paulo Scherer Shirata.
Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia. Um Honda Civic branco, usado nos assaltos, também foi apreendido. Os policiais seguem à procura dos outros bandidos, já identificados.
FONTESource link

