Melhores pratos elaborados para o evento, escolhidos pelo público, serão premiados neste domingo

Lançado em novembro pela prefeitura de Corumbá com um circuito que proporciona experimentos de novos sabores e temperos elaborados por 17 estabelecimentos (restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares e sorveterias), o 1º Festival Gastronômico do Pantanal chega ao final neste domingo como um marco da cozinha pantaneira.
O 1º Festival Gastronômico do Pantanal, realizado em Corumbá, chega ao fim neste domingo após reunir 17 estabelecimentos em um circuito de experiências culinárias. O evento, sediado no Porto Geral da cidade, apresentou pratos elaborados com ingredientes regionais, incluindo carne de jacaré de cativeiro, em uma praça de alimentação montada com contêineres. A iniciativa integrou o programa Prospera MS, com 85 expositores apresentando artesanato e produtos da agricultura familiar. O festival também ofereceu oficinas culinárias gratuitas na Carreta do Senac, atraindo público diversificado, e culminará com a premiação dos melhores pratos escolhidos por votação online.
Com pratos bem elaborados por chefs e cozinheiros pouco conhecidos, entre influências fronteiriças e novas receitas abusando da criatividade com ingredientes da terra, o evento está sendo uma explosão de aromas, sofisticação e cores. O público, além de degustar, teve a oportunidade de escolher a melhor comida com votação online já encerrada.
O Porto Geral da cidade, desde a quinta-feira, reúne em uma praça de alimentação o melhor da cozinha produzida durante o festival, com os estabelecimentos funcionando em contêineres no estacionamento do Centro de Convenções do Pantanal, incluindo shows. A variedade apresentada aos corumbaenses e turistas inclui a exótica carne de jacaré de cativeiro.

Na vitrine – Ao lado da Praça dos Sabores, funciona uma grande tenda do Prospera MS, programa que tem o propósito de impulsionar a economia criativa, a agricultura familiar e ampliar as oportunidades para pequenos produtores rurais. Os estandes reúnem 85 expositores de Corumbá e do Estado e o melhor do artesanato e da produção caseira de alimentos.
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, José de Carvalho Junior (Zelinho), o Festival Gastronômico está sendo mais do que um espaço para mostrar e valorizar o melhor da culinária local. “É um movimento estratégico de desenvolvimento que fortalece negócios, gera oportunidades, fomenta o turismo e projeta Corumbá no cenário nacional”, disse.
Isso ocorre, segundo ele, porque o trabalho tem a integração do poder público, iniciativa privada e comunidade. O festival faz parte do calendário de eventos da cidade e reúne a cadeia gastronômica e do turismo, os produtores, chefs de cozinha e artistas em uma imersão nos sabores e tradições pantaneiras, valorizando a identidade culinária e dando visibilidade ao talento dos empreendedores locais.

Aulas show – A programação aberta na orla portuária inclui oficinas de culinária e aulas show com pratos regionais, realizadas na Carreta do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), onde a participação dos corumbaenses surpreendeu. O perfil dos alunos foi diversificado, com donas de casa, merendeiras, cozinheiros amadores, trabalhadores em estabelecimentos de alimentos e jovens em busca de oportunidades no mercado.
Neste sábado, a capacitação gratuita segue com a segunda parte da oficina infantil e duas atividades que exploram produtos regionais. Os participantes aprenderão receitas de Fudge de Chocolate com Café e Baru e de Dadinho de Abóbora com Queijo Nicola. As aulas-show abordarão cortes e sabores da carne de jacaré e os pratos Croc and Chips, Pacumê e Tiramissu Pantaneiro.
O encerramento amanhã, 7, inclui oficinas de cupim de sol grelhado com mandioca e vinagrete verde e de nhoque de banana-da-terra ao molho de pintado. A aula show, na cozinha do Prospera MS, ensinará as receitas Marruazinho, Arroz boliviano e Doce Fronteira. A premiação dos pratos vencedores do festival ocorrerá a partir das 18h, seguida pelo show de Os Garotos.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
FONTESource link
